Viva São João!!!




Quando criança, o São João era a melhor festa do ano depois do natal para mim.


Gente....... eu lembro de tudo. Onde eu andava tinha enfeite de São João.

Na escola, minha mãe me vestia de caipira, pintava um bigode em mim e fazia uma costeleta tipo Elvis kkkkkk chapéu de palha, calça remendada e camisa quadriculada.

Era engraçado. Eu todo tímido na festinha da escola. Olha que engraçado.... meu irmão e eu.



Daí íamos pra uma pequena cidade comemorar com a família. AFFF era tanta gente que dormíamos na sala, no corredor, até mesmo alguns na varanda do fundo kkkkk. Primos, tios, parentes de todo canto.

Meu tio fazia uma fogueira enorme que tinha que amarrar de arame. Para mim era como um prédio de tão grande. rssss
Lembro-me que meus pais compravam fogos de artifício pra nós, não muitos porque na época era caro, compravam antecipadamente e só deixavam a gente "soltar" no dia da festa mesmo. Hoje com e sem o controle dos pais a gurizada solta desde o dia que a casa de fogos chega na cidade kkkk...... mas lembro muito bem dos traks, cobrinhas, chuvinha, estrelinha, bombas kkkkkk esses são os nomes que eu conheço. Quando meu pai ascendia o vulcão eita.....era uma festa...................a garotada corria pra cima quando acabava pra aproveitar a brasa e soltar as bombas rsssss.

Já soltei “cordão bufante” na sala de aula. Kkkkkkkkkkkkkkk Era um cordãozinho que quando a gente queimava soltava um fedor retado. Hehehehe


Já me queimei muito com fogos.......mas nada sério, o dedinho preto da pólvora, o ouvido meio tampado do barulho da bomba que não deu tempo de soltar longe kkkkkk o pulmão coçando de tanta fumaça afffff pra mim era o pulmão que coçava mesmo kkkkkkkkkkkkk.

Acho que toda criança só se lembra mesmo dos fogos. kkkkkk nem ligava pra comida, nem mesmo para o dia que estava celebrando. Mas sei que tinha muito milho cozido, assado, amendoim cozido, bolo de milho, canjica... para os adultos um licorzinho de jenipapo, caju e outros sabores, eu lembro que ficava doido pra beber também. kkkkk

Fui crescendo e a cada ano a gente fazia essa festa.......acontecia mesmo por causa de nós crianças.

Tudo isso foi na década de 80 para 90.

São João sem criança não é São João né?

Hoje as crianças cresceram. Ficamos adultos, nem ligamos muito pra essas "bombinhas". Agora é esperar nossos filhos crescerem mais para fazermos a festa para essa geração.

Desejo a todos feliz festas juninas e julhinas.

Que Deus os abençoe.

E viva São Joãooooo. Vivaaa...